Como reencontrar velhos amigos através do Super Mario Kart: 7 dicas de alta jogabilidade

Foi no verão de 1993 ou inverno de 1996. Algo assim. Não é possível recordar a data precisa porque, veja bem: tudo isto que vou lhe contar aconteceu antes do Google. Então podemos chamá-la de Era pré-histórica, caso você tenha menos de 20 anos. Estamos falando de tempos imemoriais, quase mitológicos, em se tratando de games.

Eu costumava frequentar o apartamento de meu grande amigo Gilberto (nome fictício), para tratarmos de temas de grande relevância para o futuro da humanidade como a conhecemos: a eleição do maior brigão da rua, a lista Top 10 de músicas do Guns ‘n Roses, a análise minuciosa do brinquedo da hora, a farra no PC 486 com Windows 95 e microfone ou a contabilidade dos lanches comprados na venda da esquina. Isto sem mencionar a resenha detalhada das fitas de jogos para Mega Drive ou Super Nintendo, alugadas na Locadora da Rosa.

super-mario-kart-03

Tela inicial de Super Mario Kart

Entre essas divertidas fitas estava Super Mario Kart, um excelente jogo de corrida com os personagens do universo de Super Mario, lançado ainda em 1992 no Japão. Porém, o sucesso levou um tempo recorde para acumular pontos no Brasil, já que a maioria da garotada dependia da boa vontade dos pais e a compra de um Super Nintendo só se popularizou por aqui alguns anos depois.

O mais legal disso tudo não era o jogo em si, mas a possibilidade única de estar no lugar e na hora certa para colocar os papos em dia, comer um balde de pipoca e tomar guaraná sem gás. Vamos relembrar essa época tão gloriosa com 7 dicas para reencontrar velhos amigos através do Super Mario Kart?

DICA 1: Compre uma ficha de orelhão e telefone para seu velho amigo

fita-super-mario-kart

Fita japonesa de Super Mario Kart

Semelhante a uma moeda com sulcos, esta ficha pode ser adquirida na mencionada venda da esquina, se o Seu Antônio ainda for vivo. Caso contrário, procure um cartão telefônico na sua antiga coleção, que deve estar lá dentro daquela caixa de sapatos na terceira porta do armário do quarto da bagunça. Certifique-se de que há créditos no cartão. De posse desses utensílios monetários, vá até o telefone público e disque o número desejado – que não é o 145 nem outra espécie de “Disque Amizade“, muito embora você estará discando para um amigo. Não esqueça de encomendar o console Super Nintendo e a fita de Super Mario Kart no Mercado Livre. Isto também pode ser resolvido no orelhão funcional mais próximo, que deve estar a uns 15 quilômetros da sua casa.

DICA 2: Comecem pelo Mario Kart GP

Depois de receber os produtos, certificar-se de que o velho amigo ainda é seu amigo e após combinar hora e local para a peleja, pratiquem um pouco no Mario Kart GP. Esta modalidade de jogo permite competir contra outros sete oponentes computadorizados, em várias pistas e copas diferentes, no nível fácil (50cc), médio (100 cc) e difícil (150 cc). Aperte o play e celebre a passagem dos anos com seu amigo de longa data, abrindo uma garrafa bem gelada do Refrigerante Teem, ou Taí, e colocando Welcome to the Jungle no toca-discos como música de fundo.

Super_Mario_Kart_screen_shot

Pista de Super Mario Kart

DICA 3: Coloquem a pauta em dia

Pule para a modalidade Match Race e dispute com seu amigo no mano a mano, com a tela dividida em duas parte e novos obstáculos. No meio tempo, dê um pause para arrumar a posição da agulha no toca-discos, pois o vinil está arranhado. Pergunte ao seu amigo de longa data por onde ele tem andado e o quê tem feito desde o lançamento do filme Independence Day.

DICA 4: Levem sua amizade para o próximo nível

Não tenha a mente poluída: isto significa apenas colocar o jogo no modo Time Trial e correr sozinho contra o tempo enquanto seu velho amigo assa uma pizza congelada na cozinha. Nada além. Aproveite esse momento de solidão para refletir sobre as décadas que passaram voando sem que ninguém desse sinal verde.

DICA 5: Comemorem com uma boa briga

biluzitos

Salgadinho Biluzitos

Através do modo Battle Mode, seu velho amigo e você podem encarar frente a frente aqueles recalques tão bem escondidos ao longo do tempo: a namoradinha em comum que deixou a ambos, o emprego dos sonhos que nunca veio, as pequenas fortunas gastas com baladas inúteis e a necessidade de se atualizar com novas bandas como Foo Fighters, Franz Ferdinand e Cansei de ser Sexy, além de cremes anti-idade poderosos.

DICA 6: Preparem a sobremesa

Sugiro uma tábua de Biluzitos e Chocolate Surpresa para acompanhar a conversa estranha que vem antes do final: amenidades. Afinal, como será o mundo pós-11 de Setembro? O que ocorrerá com a Bolsa depois da Bolha da Internet? Podemos decretar a morte do cinema depois do filme Pearl Harbor? E como é possível seguir vivendo depois de assistir o Alexandre Frota confinado na Casa dos Artistas? Não esqueçam de coletar os itens de Super Mario Kart: moeda, banana, casco verde, casco vermelho, pena, estrela, raio, e o fantasminha Boo.

chocolate-surpresa

Chocolate Surpresa

DICA FINAL: Não esqueçam de combinar a próxima corrida

É hora de dar tchau! Nos crédito finais do jogo, aproveitem para fazer aquela resenha rápida sobre as melhores pistas de corrida de Super Mario Kart, antes da despedida: Mario Circuit, Ghost Valley, Bowser Castle, Choco Island, Koopa Beach ou Vanilla Lake? Momento derradeiro nos boxes: após a bandeira quadriculada ser balançada por algum cogumelo alucinado, cumprimentem-se fazendo a reverência dos players dos anos 90: despluguem o controle, enrolem os fios e troquem fitas usadas entre si.

super-mario-kart04

Pista de Super Mario Kart

PS 1: Diga não ao jogo Nutella – usar emulador é crime inafiançável no código penal dos novos velhos.

PS 2: Algum espertinho me avisou que Cansei de Ser Sexy não é mais novidade, então peço minhas sinceras desculpas aos que se sentiram velhos por isto.

Anúncios

2 comentários sobre “Como reencontrar velhos amigos através do Super Mario Kart: 7 dicas de alta jogabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s