4 Canções de Duran Duran para as quatro estações

Vamos passando uma música e outra na playlist. Várias sugestões aleatórias do aplicativo surgem do nada na tela. Algumas bandas e músicas não dizem nada – possivelmente por serem muito recentes, de maneira que ainda não temos nenhum vínculo especial. Entretanto, há aquelas que ressoam no fundo da alma, guardadas no baú afetivo da adolescência, sedentas por mais uma chance de serem ouvidas com o devido carinho.

Entre uma série de bandas de rock dos anos 80, o Duran Duran se destaca, não apenas pelo nome incomum – escolhido para se diferenciar das bandas que começam com o famigerado “The”, e derivado do vilão do filme francês de ficção científica Barbarella, “Dr. Durand Durand” – mas também pela sonoridade.

Embora o som eletrônico estivesse em evidência durante o surgimento da banda e inúmeros grupos britânicos produzissem uma sonoridade de alguma forma semelhante – como The Cure, Joy Division, Depeche Mode, Wham! ou até mesmo The Smiths – as músicas compostas por Nick Rhodes, John Taylor, Stephen Duffy, Roger Taylor, Andy Taylor e Simon Le Bon conseguiram se destacar não apenas no circuito New Wave ou New Romantic, mas alcançando sucesso popular em rádios de todo o mundo.

Alguma parte desse estrelato global foi impulsionado também por uma excelente produção, não apenas nas canções – às quais o grupo conseguia imprimir diferentes ritmos e camadas – mas também no pioneirismo dos videoclipes à la MTV e do estilo fashion nas capas e nas roupas utilizadas, sempre com um toque de design muito bem sacado.

duran-duran

Duran Duran

E quais seriam as 4 grandes canções do grupo? É difícil apontar um número tão pequeno entre tantas outras, mas vamos entrar na brincadeira? Inspirado no compositor barroco Vivaldi, escolhi algumas delas, as quais considero as mais simbólicas da qualidade duradoura do Duran Duran, que já ecoa por duas gerações:

1 – PRIMAVERA
Canção: A Matter of Feeling
Lançamento: 1986
Álbum: Notorious

Saia desapercebida de manhã; o amor já é passado para você. Isso é um hábito que você está criando; este corpo está desesperado por alguma coisa nova.

Esta música tem o sentimento de libertação criadora da primavera, onde novas oportunidade se delineiam no caminho à frente e o passado deve ser esquecido. Um futuro de boas promessas acolhe aqueles que se dispuserem a olhar para a frente. Assista esse videoclipe de cortes italianos em tom sépia e tudo será revelado. Sol em Vênus, bom para o trabalho e o contato interpessoal.

2 – VERÃO
Canção: Ordinary World
Lançamento: 1993
Álbum: Duran Duran

Todo mundo é meu mundo; eu vou aprender a sobreviver. Qualquer mundo é meu mundo; eu vou aprender a sobreviver.

Aqui você claramente já está em uma nova fase, mais radiante e receptiva. Pronto para encarar qualquer desafio, necessitando apenas tomar cuidado com falsas amizades e propostas de casamento impossíveis. Os amigos se vão e você parece estar louco, mas não é momento para desânimo. Viva o momento intensamente com o Sol em Júpiter.

3 – OUTONO
Canção: Come Undone
Lançamento: 1993
Álbum: Duran Duran

Não consigo jamais evitar entrar em crise. Não posso acreditar, você deixa meu coração em pedaços. De quem você precisa, quem você ama, quando você desmoronar?

Amigos, este videoclipe foi gravado em frente a um aquário, com tartarugas nadando ao fundo e uma mulher acorrentada se afogando enquanto alguns sujeitos de brinco, anéis, batons e franjinhas cantam fazendo biquinho. Se você consegue imaginar uma música mais outonal que esta, faço questão que entre em contato pessoal comigo para abrir meus olhos. Lua em Marte, cuidado com Fobos e Deimos.

4 – INVERNO
Canção: Save a Prayer
Lançamento: 1982
Álbum: Rio

Estar sozinho não tem muita graça. Então, você esta a procura de emoção. E você sabe o que é preciso e para onde ir. Não faça uma oração por mim agora; guarde-a até a manhã seguinte.

O que dizer de Save a Prayer senão que foi uma música que marcou época? Sua batida eletrônica, os teclados e sintetizadores alcançaram um casamento perfeito com a poesia lírica e a sonoridade melódica da canção. Isto sem mencionar o videoclipe, gravado sob o pôr do sol em praias e templos orientais, no Sri Lanka, fazendo um apelo quase impressionista no visual.

Curiosamente, este trabalho do início da carreira foi provavelmente a obra prima do grupo e merece ser escutado enquanto você caminha num frio anoitecer de inverno em meio ao trânsito caótico da cidade. Terra em Saturno, vigie bem seus anéis enquanto ouve seu player de música favorito. De qualquer forma, ainda há esperança quando temos Duran Duran para ouvir, recordar e sonhar.

Anúncios

5 comentários sobre “4 Canções de Duran Duran para as quatro estações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s