9 livros de não-ficção para ler em 2017

Muitas pessoas adoram ler livros que contam boas histórias – mas não necessariamente histórias inventadas. Romances e contos são uma maravilhosa leitura, agradáveis e nos fazem sonhar… Porém no dia a dia também temos necessidade de ler narrativas que nos inspiram a fazer mais e viver melhor, com histórias reais e valiosas dicas em todos os assuntos. Para isto existem os livros de não-ficção!

Em 2017 as editoras trazem lançamentos de e-bookslivros de não-ficção ou auto-ajuda muito interessantes, com informações preciosas sobre o hábito da escrita, passando pelo tratamento de problemas da vida moderna, até a arte de empreender na crise econômica.

Então, vamos conferir as 9 sugestões?

9 – Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Autor: Augusto Cury
Editora: Saraiva

A ansiedade parece tomar conta de quase todos no meio urbano. Enfrentamos os problemas mais diversos no cotidiano, como casamentos decadentes, falta de rumo dos filhos, insatisfação no trabalho, preocupação com o futuro financeiro, trânsito caótico e até mesmo casos de doença nos animais de estimação. Como lidar com tudo isso sem sucumbir ao peso dos próprios sentimentos?

Neste livro do psiquiatra Augusto Cury, são analisados alguns sintomas primários para saber se você sofre de ansiedade, como cansaço, dores de cabeça ou falta de memória. Cury introduz aos leigos o conceito de Síndrome do Pensamento Acelerado , ou SPA. Segundo o autor, este é um mal que atinge boa parte do mundo moderno, mas a obra trata de oferecer apoio para mudanças positivas na vida dos leitores. Você descobrirá como acalmar sua mente e buscar um ritmo de vida mais saudável com este famoso escritor de livros de auto-ajuda.

8 – Rita Lee: uma Autobiografia

Autora: Rita Lee
Editora: Globo Livros

Apesar de não ter levado exatamente uma vida de cachorro, a cantora Rita Lee tem muita história pra contar! Neste livro, a rainha do rock brasileiro abre as páginas de sua vida, contando fatos e curiosidades desde sua época de Tropicália na banda Os Mutantes, passando pela prisão na ditadura militar, até mesmo o nascimento dos filhos.

Embora pareça conter uma narrativa impublicável em certos momentos, não duvide, pois é e própria Rita Lee falando de si mesma, sem papas na língua. É importante destacar também que foi ela mesma quem cuidou de praticamente tudo em seu livro autobiográfico: a escrita das memórias, a escolha das fotos, as legendas, a capa e a contra-capa… Então, se você está buscando por um mergulho na história musical do Brasil nos últimos 50 anos, este é o livro certo.

7 – Se você é tão esperto, por que não é feliz?

Autor: Raj Raghunathan
Editora: Harpercollins

Você se acha muito esperto, não é mesmo? Brincadeira, mas a pergunta é pertinente: por que pessoas bem sucedidas e inteligentes em muitas áreas muitas vezes não são felizes? Ora, é muito importante conquistar um bom carro, uma boa casa, um bom emprego, uma boa renda, ter boas roupas e uma família perfeita… Mas e a felicidade, onde fica?

É importante sermos pessoas inteligentes, mas o objetivo primordial da vida não é a busca da felicidade? E, caso esteja de acordo com isto, saiba que alguns estudos mostram que inteligência e felicidade não estão necessariamente relacionadas e as pessoas mais espertas não estão tão felizes assim com suas vidas. Seria a insatisfação um sentimento intimamente ligado à inteligência?

A resposta para essa e outras questões você encontra nesse livro, que tem entrevistas com profissionais da saúde e administração e informações úteis que mostram que não é preciso abdicar da sua felicidade para chegar ao topo da vida.

6 – O Negócio do séc. XXI

Autor: Robert Kyosaki
Editora: Alta Books

Robert Kyosaki cresceu no Havaí. Seu pai era um professor e servidor público de classe média que só pensava em salários e aposentadoria. Porém Robert tinha um amigo filho de um grande empresário. Através do pai de seu amigo, ele aprendeu tudo sobre a mentalidade empreendedora e o caminho do sucesso financeiro, que passa muito longe da mentalidade de seu verdadeiro pai. Através dessa história autobiográfica, Kyosaki deu início à sua famosa série de livros “Pai Rico, Pai Pobre”.

Em mais um lançamento da série, Robert Kyosaki nos oferece um livro contendo tudo que você precisa saber para mudar a sua mentalidade e começar a gerar renda através de um modelo de negócio. Segundo Kyosaki, se você quer ser rico, você precisa pensar como uma pessoa rica. E uma pessoa rica procura aproveitar todas as oportunidades do mercado, mesmo nas maiores crises, que é justamente quando as mentes mais aguçadas detectam as minas de dinheiro.

5 – Romancista como Vocação

Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara / Objetiva

Haruki Murakami é um grande escritor japonês, dotado de uma capacidade narrativa exuberante em praticamente todos os tipos de textos. Muitas pessoas têm o desejo (às vezes oculto) de se tornarem escritoras, porém faltam-lhe histórias inspiradoras como essas de Murakami para fazerem aflorar a prosa potente adormecida em cada um de nós.

Neste livro, o japonês Haruki Murakami destrincha uma série de vivências pessoais sobre seu universo literário, sua arte e seu ofício de escrever. Embora recluso, o autor nos brinda com relatos preciosos sobre sua vida pessoal, que são fonte inesgotável de leitura para futuros escritores. Uma obra altamente recomendável para todos aqueles que, sendo futuros escritores ou não, desejam conhecer um pouco da mente literária escondida nos escombros de um homem.

4 – A Dieta Espiritual

Autor: Allan Percy
Editora: Sextante

Certo dia, ao conversar com seu amigo que havia emagrecido, Allan Percy notou que por trás da dieta alimentar, também havia uma sutil dieta “espiritual” guiando as mudanças práticas de vida no interior de cada um de nós. Pois, para alcançar uma mudança positiva em nosso corpo físico, também se mostra necessário uma evolução em nossas atitudes mentais em relação os outros e a nós mesmos.

Baseado nessas informações, Percy buscou se cercar do apoio dos maiores especialistas no assunto para formular sua Dieta Espiritual, baseada em um programa de 24 passos semanais. Neste exercício, o autor propõe uma mudança particular em cada paradigma equivocado que atrasa nossa vida e sugere substituí-los por novos, como, por exemplo, eliminar atitudes autodestrutivas, promover hábitos que estimulem o otimismo, libertar-se das armadilhas mentais e ter expectativas realistas.

3 – A Coroa, A Cruz e a Espada

Autor: Eduardo Bueno
Editora: Objetiva

Neste livro, Eduardo Bueno conta a História do Brasil vista pelo ângulo do nascimento de uma nação marcada pela corrupção desde o princípio. As capitanias hereditárias foram um fracasso em terras sul-americanas, e a coroa portuguesa resolveu então erguer uma capital e estabelecer um governo geral no Brasil. Porém, como se nota, o que começa mal, termina mal.

Salvador foi construída com fraudes nas licitações e obras superfaturadas. O suposto império da lei e da ordem não deu o exemplo mais essencial de autoridade responsável e preocupado com o futuro da nação. Desordem e ilegalidade se tornaram as regras, primeiro com o governador Tomé de Sousa, depois com Duarte da Costa. Um pior que o outro. Mas nada que tire o brilho desta obra, que desnuda o processo corruptivo no país.

2 – A verdade é teimosa: Diários da crise que adiou o futuro

Autora: Míriam Leitão
Editora: Intrínseca

Uma das principais jornalistas econômicas do Brasil, através de seu ofício Míriam Leitão escreve todos os dias sobre os bastidores de Brasília e as engrenagens que movem o mercado nacional: política econômica, inflação, taxa de juros, câmbio, sistema bancário, cadeia de produção, impostos…

Desde 2010 Miriam antecipava a crise econômica que estava por vir em nosso país e escreveu diversos textos alertando que grande parte das engrenagens econômicas estavam sem a devida manutenção, com problemas crônicos causados pela falta de óleo nas estruturas internas do mercado. Em A Verdade é Teimosa, Míriam nos faz compreender que para tudo na vida há causa e consequência, até mesmo na economia nacional.

1 – Homo Deus: Uma breve história do amanhã

Autor: Yuval Noah Harari
Editora: Companhia das Letras

De onde viemos? Muitos relatos e narrativas dão conta de tentar explicar como o ser humano se espalhou pelo globo e dominou o mundo em poucos milhares de anos. Autor do Best Seller Sapiens, em Homo Deus Harari combina ciência, História e tecnologia para tentar descobrir algumas respostas originais, sobretudo à pergunta: para onde vamos?

Parece claro que temos dominado o planeta com muita facilidade até aqui, afinal, nossa tecnologia se mostrou muito superior à das demais espécies. Contudo, chegamos hoje ao ponto em que a tecnologia desenvolvida pelo ser humano está se tornando superior à nossa própria espécie, fazendo mais e melhor que muitas pessoas juntas, causando desemprego em massa e desestruturando sociedades inteiras. Mas a mesma tecnologia que rompe estruturas, também aponta algumas direções inteiramente novas. São essas soluções oferecidas pela tecnologia da informação que Harari busca encontrar em Homo Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s